Energia Vital

6 de julho de 2012


ENERGIA VITAL é aquela que dá origem e mantém o Ser Humano em contato com a vida e sua natureza. Genericamente, suas características são: preservação e conservação da vida, com capacidade de submeter as substâncias materiais às suas leis. Tem um nível de equilíbrio muito sensível e suscetível, à influência dinâmica do seu meio ambiente.

Esse designativo, ao atravessar os tempos, tornou-se uma expressão com força substantiva. Contudo, no aspecto semântico ele irá continuar como um designativo, tão-somente, porque tecnicamente, ENERGIA VITAL não é uma energia isolada, mas um conjunto de energias associadas para um só efeito ou objetivo, aqui no caso, dar vida e manter a relação do Ser Humano com este Planeta.

Assim, essencialmente, a expressão ENERGIA VITAL pode ser entendida como a reunião de três energias, a saber: Magnética, Solar e Telúrica, sendo que em referência ao Ser Humano, na sua formação, existe uma quarta - a Energia Espiritual.

Aliás, na teoria do Vitalismo é preconizado "que os Seres vivos possuem uma força particular, irredutível à física-química que dá origem aos fenômenos vitais."

Particularizando esse conceito, certamente ele busca identificar a Energia Espiritual, intrínseca na formação das estruturas humanas e responsável por toda parte vegetativa (inconsciente) do Ser, no processo encarnatório a que está biologicamente submetido.

Cada uma dessas energias, tem uma função específica na formação e fixação do Ser dentro do Ecossistema, dando-lhe sua característica diretamente relacionada com a intensidade de incidência, como veremos a seguir:

A primeira força, desse imprescindível conjunto, é a ENERGIA MAGNÉTICA, de absoluta predominância sobre tudo que existe neste Planeta. Nada se forma ou se constitui na Terra, seja animal, vegetal ou mineral, que não seja por ELA criado e sustentado. É a energia da relação sideral-planetária.

Da mesma forma, temos a ENERGIA SOLAR que completa a ação da Magnética, tornando-se assim, responsável pela ativação da vida de tudo que aqui existe e a determinante da formação e fixação, em nível proteico e mineral, de todos os Seres vivos do Planeta. Depois, aparece a terceira energia - a TELÚRICA. Esta Energia, responsabiliza-se pelo suporte e manutenção de toda vida orgânica planetária. Alimenta e realiza todas as funções do solo no Ecossistema.

Como foi declinado, existe uma quarta energia - a ESPIRITUAL, intrínseca e elo de permanência e continuação do Ser Humano no Planeta. A ENERGIA ESPIRITUAL, é que determinará o seu natural tempo de vida, destinando-
se a realizar as funções designadas como vegetativas.

Durante a existência do Ser, ajusta-se à Energia Magnética e as duas,  realizam funções correlatas - a Espiritual atuando na parte interna do Ser (ativação orgânica/ vegetativa) e a Magnética na manutenção estrutural dos Campos, por Ela formados, denominados como Matéria, estabelecendo com a Solar seu dinamismo.

Formado pela Energia Magnética, consolidado pela Solar, alimentado pela Telúrica e animado pela Espiritual, o Ser Humano, dotado de inteligência, irá determinando suas necessidades física-orgânicas, de acordo com suas próprias imposições mentais-sociais-culturais.



Texto extraído do livro "Compêndio Científico de Cromoterapia" de René Nunes

0 comentários:

Postar um comentário