O QUE É A NOOSFERA?

26 de julho de 2012


O conceito de NOOSFERA é atribuído ao filósofo francês, Teillard de Chardin. Segundo ele , assim como há a Atmosfera, a Geosfera e a  Biosfera também existe o mundo das idéias, formado por produtos  culturais, pela linguagem, teorias conhecimento e espírito – a  NOOSFERA. Alimentamos a Noosfera quando pensamos e nos comunicamos. A NOOSFERA é prevista como o próximo degrau  evolutivo de nosso mundo, após a passagem pela “Tecnosfera”, nossa realidade atual.

Segundo o próprio Teillard de Chardin, a Noosfera começou a existir  como um resultado do pensamento humano. Quando o homem deu o  “Passo da Reflexão” um fenômeno muito especial começou a ser  produzido, o nascimento de uma nova esfera planetária acima da Biosfera. A esse processo de dar origem a uma nova esfera planetária,  formada totalmente pelo conjunto do pensamento humano chamou-se  “noogênese”.

A NOOSFERA é o resultado da noogenêse e está aberta a todo o conhecimento humano, e abriga toda a consciência planetária. É a conseqüência inevitável do pensamento humano sobre o meio ambiente. É, pois o psiquismo humano que vai “alimentar” esta esfera planetária universal.

O TEMPO ESTÁ SE ACELERANDO....

Todo mundo está de acordo. E aonde vamos tão rápido? Nos  dirigimos a NOOSFERA, a Esfera Planetária da Mente que é o  próximo passo de nossa evolução. 

Como uma nova era geológica, a NOOSFERA substituirá todas as  considerações econômicas. Este acontecimento será um chamado para  uma nova era de cooperação humana e um avançado desenvolvimento mental que transcende a política e a economia. Só assim a humanidade  avançará até uma correta reorganização da vida na Terra. 

A NOOSFERA é um evento cósmico, porque o papel do homem na Terra é de alcance cósmico transformativo. O aquecimento global e as  mudanças climáticas que experimentamos hoje em dia são o resultado  dos pensamentos humanos em forma de máquinas e consumo  industrial de energia. Nos últimos 200 anos esta atividade altamente  acelerada mudou a geologia do planeta. Este comportamento é sem precedentes em qualquer espécie da história da Biosfera.

Para compreender aonde iremos, devemos entender primeiro a atual  situação global. Estamos sofrendo a transição da Biosfera-Noosfera. Neste processo a Tecnosfera é o período intermediário no qual se  produz a transição Biosfera-Noosfera.

A Tecnosfera é o conjunto dos pensamentos humanos que se projetam através das máquinas e a conseqüente vida mecanizada, como uma força geológica, que muda a forma do meio ambiente vivo da Terra, a  Biosfera. Em essência o efeito total da Tecnosfera é o fator causador  da mudança climática global, do esgotamento dos recursos naturais , do caos social e muito mais.

Com a crise do petróleo e o atual fracasso econômico mundial estamos presenciando os limites da Tecnosfera. Em sua critica fase final, a  Tecnosfera gerou uma rede de comunicação invisível – a Ciberesfera – através da qual qualquer pessoa pode comunicar-se com outra em  qualquer lugar do planeta. Praticamente esta rede – Internet - é  também um meio através do qual toda a informação acumulada na  história humana está disponível a todos e para todos. 

O efeito da Ciberesfera é também sem precedentes: ela está  derrubando todas as barreiras mentais. Isto é o prelúdio da  manifestação da NOOSFERA que depende para sua plena instalação destes dois fatores: o colapso da Tecnosfera e a instalação de uma Rede eletrônica de comunicação mundial. 

TEMPO É ARTE


O sistema de valores que criou a atual crise global já não é viável. Este  sistema de valores pode ser resumido com a máxima “Tempo é  dinheiro”. No novo sistema de valores da NOOSFERA mudamos para  TEMPO É ARTE. Isto é uma profunda mudança de valores e do  modo que pensamos sobre nós mesmos e como vivemos nossas vidas. 

Este sistema de valores antigos em que “Tempo é Dinheiro” tem sido mantido em seu lugar através de dois instrumentos de medida do tempo: o calendário gregoriano e o relógio mecânico.

Estas são medidas de dias e horas da semana de trabalho e de todo o  sistema tecnológico atual, através dos quais nossas vidas são trocadas  por dinheiro para que assim possamos comprar coisas que para outras  espécies estão disponíveis sem nenhum custo.    

Este estilo de vida: “Tempo é Dinheiro” produziu consumismo,  globalização, políticas monetárias, degradação do meio ambiente e  terrorismo. O Tempo é Dinheiro é um desvio da norma cósmica. O  tempo que nos resta e o dinheiro que nos resta deveriam ser  empregados antes de 2012 para estabelecer as bases da NOOSFERA. 

Uma destas bases é uma forma de vida baseada nos valores de TEMPO É ARTE. E também estabelecer uma rede telepática que substitua a "Ciberesfera" (que se desmantelará quando o campo eletromagnético  do planeta experimentar uma maior interrupção). 

A NOOSFERA é um reflexo da ordem natural do universo. O universo opera sob leis de ordem harmônica. Como “a esfera planetária da mente” a noosfera é uma função desta ordem universal que opera com os códigos do tempo natural.Neste novo sistema de valores da NOOSFERA em que vivenciamos o principio de que TEMPO É ARTE só pode estar enraizado numa freqüência de tempo natural que reflita a ordem harmônica do Universo. Este é o  significado do retorno ao tempo natural através do Calendário de 13 Luas de 28 dias. 

No tempo natural tudo é uma função de ordem harmônica. Esta ordem harmônica é a base da Arte. O Universo em si mesmo é uma obra de Arte. Nós também o somos e potencialmente tudo o que fazemos.

Texto extraído do site: http://www.sincronariodapaz.org

0 comentários:

Postar um comentário