Chás: preste atenção nos efeitos colaterais

29 de junho de 2012


Dia desses deu uma vontade de beber um chazinho. Aí eu tinha em casa o chá de erva-doce e esse quadrinho da foto fica na minha cozinha. Ele contém o significado das propriedades de alguns chás (os mais comuns que geralmente a gente tem em casa). Chamou minha atenção o efeito colateral desse chá que diz que é para manter longe de crianças, pois pode causar convulsões.

Diante disso, achei que seria interessante compartilhar essas informações. Até porque, chá é algo bem comum e todo mundo sempre tem algum em casa e, ainda por ser natural, a gente pensa que pode consumir sem nenhum problema...

Certa vez minha mãe relatou que ao final do dia não tinha se sentido muito bem, pois sua pressão "caiu". Pois bem, ela lembrou que durante o dia havia tomado algumas xícaras de chá de erva-cidreira. Sim, a erva-cidreira é calmante e uma de suas funções é diminuir a pressão.

Sendo assim, vou transcrever o que está no quadro:


✿ Chás:

♥ Branco, Preto e Verde
Os três são feitos com folhas de diferentes partes de uma mesma planta, a Camellia sinensis. 
Indicações: aceleram o metabolismo e prometem um emagrecimento rápido, mas meio amargo.
Efeitos colaterais: são contraindicados para pessoas sensíveis à cafeína, hipertensas e com quadro de arritmia. Gestantes não devem consumir essas bebidas. Para elas só o chá de bebê {fazer o quê? estou transcrevendo literalmente... rs}

Erva-Cidreira
Esse nome popular serve tanto para referir-se à Melissa officinalis (nativa da Europa) como ao capim-cidreira (ou capim-santo, da Ásia).
Indicações: ambas são usadas como calmantes e indicadas para o alívio do estresse. Ainda tem ação anti-inflamatória e diminuem a pressão.
Efeitos colaterais: devem ser usadas com cuidado por pessoas que tomam medicamentos hipnóticos, pois podem potencializar o efeito sedativo.

Carqueja
Nativa dos Andes, a Baccharis trimera é uma planta resistente. Por causa disso, ela é facílima de achar, cresce como mato em qualquer lugar.
Indicações: auxilia na digestão, ajuda a conter piriri, além de ter função diurética.
Efeitos colaterais: se tomada em excesso, pode causar quedas de pressão e problemas no fígado.

Camomila
Diz a lenda que o melhor método para espantar olho gordo é plantar mudas de Matricaria recutita em volta da casa.
Indicações: tem efeito calmante, reduz gases, purifica o sangue, ajuda na digestão, trata inflamações na pele como a acne (basta aplicar o chá na área afetada) e regula o ciclo menstrual. Ufa!
Efeitos colaterais: deve ser evitada por quem sofre de refluxo gastroesofágico. Pode causar sonolência.

Hortelã
O nome serve para definir mais de 20 espécies do gênero Mentha. Citado até no livro As Mil e Uma Noites. Contam que Sherazade narrava suas histórias bebericando esse chá.
Indicações: reduz gases estomacais ou intestinais, regula o ciclo menstrual, combate febres... Além disso, o mentol que é o aroma de hortelã, é absorvido pelo sistema respiratório, aliviando sintomas do resfriado.
Efeitos colaterais: pessoas com refluxo gastroesofágico devem passar longe.

Erva-Doce
Conhecida há mais de 5 mil anos, a Pimpinella anisum vem do norte da África. Algumas "primas" suas, como a estrela de anis, têm aroma semelhante e também são usadas nos chás. Já foi tão valiosa que a Inglaterra vitoriana pagava impostos sobre sua importação.
Indicações: elimina gases, é laxativa e tem efeito expectorante. Em mães que estão amamentando ajudam na produção de leite. 
Efeitos colaterais: mantenha fora do alcance de crianças; pode causar convulsão.

Boldo
O único que tem efeitos cientificamente comprovados é o Peumus boldus, do chile.
Indicações: santo remédio pós-ressaca-monstro (é o que dizem), protege o fígado contra os danos causados por substâncias tóxicas e radicais livres. Ele diminui a acidez no estômago e digere as gorduras no intestino.
Efeitos colaterais: se ingerido em excesso, pode causar problemas neurológicos, já que possui uma substância que age no sistema nervoso central.






0 comentários:

Postar um comentário