Ervas: possíveis usos para o dia a dia

13 de junho de 2012

Sabe aquela dor de cabeça que te pega de "surpresa"? Possivelmente a causa está situada antes do físico {quem sabe alguma emoção ou pensamento persistente?}, mas nem sempre dá para ir direto na causa para aliviar os sintomas. Ou melhor, até dá, mas levaria algum tempo talvez, e aquela dor ainda estaria te incomodando. Por isso, é sempre bom conhecer alguns recursos de emergência para aliviar sintomas. Porém, tais recursos são paliativos. O importante mesmo é sempre buscar as causas de nossas dores, que nada mais são que avisos de que alguma coisa não vai bem, ou seja, há conflitos internos entre aquilo que estamos fazendo e nossas emoções. 
Mas, não custa nada pedir socorro para a natureza enquanto buscamos conhecer as razões de nossos conflitos. Por isso, separei algumas das ervas mais utilizadas e fáceis de serem encontradas em qualquer região. São elas:


Alecrim

Originário da Europa, trata-se de um arbusto perene, com até 2m de altura, facilmente encontrado em solos pedregosos. Suas folhas são lineares, estreitas e opostas, de coloração verde na parte superior do limbo e esbranquiçadas na inferior com pêlos bem finos. As flores são azul-violeta e agrupadas em inflorescências axilares do tipo cacho.

Cultivo
Clima: Desenvolve-se muito bem em qualquer clima, com preferência para os temperados quentes, e não gosta de clima muito frio nem ventos fortes.
Luminosidade: Bastante sol ou muita luminosidade.
Solo: Secos e arenosos, mas bem drenados.
Propagação: Por estacas ou sementes. As estacas, de 15cm, devem ser enterradas em local com bastante luminosidade, mas não com sol direto.

Indicações Terapêuticas
Bom para os rins e vesícula, bem como para o equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.

Modo de usar
Folhas, por decocção: Balsâmico, regula a secreção biliar, estimulante estomacal, tônico, dispepsia, debilidade cardíaca, febres tifóides, tosse, gases intestinais, asma, bronquite, coqueluche, pressão alta, pâncreas, estresse, dores de cabeça. Uso externo por fricção: Caspa e queda de cabelos.
Alfazema

Erva européia, de 30 a 60cm de altura, com caule estirado com flores violetas dispostas em círculos. É preciso cautela para não confundi-la com o Alecrim.

Cultivo
Clima: Temperado quente.
Luminosidade: Extremamente resistente ao sol pleno.
Solo: Árido e calcário.
Propagação: Por sementes ou estacas.

Indicações Terapêuticas
Dores de cabeça, enxaqueca, gota, flatulência, náuseas, pressão alta, congestão linfática, problemas digestivos e menstruais, tosse, problemas respiratórios, depressão, dores reumáticas e problemas circulatórios.

Modo de usar
Planta toda, por infusão: Laringite, faringite, coqueluche, antiespasmódico, combate cólicas, gases e indigestão, distúrbios gástricos, anúria, amenorréia, apoplexia, asma, afecções do fígado e do baço, cãibras, dores de cabeça, enxaqueca, nevralgias, hipocondria, inapetência, icterícia, nervosismo, reumatismo.
Camomila

Originária do norte da África é uma planta anual, de searas, acostamentos e terrenos baldios. Ereta e muito ramificada chega até 50cm de altura. Folhas alternas verde-claras com flores centrais de corola tubulosa amarela com pétalas brancas.

Cultivo
Clima: Temperado com temperatura abaixo de 20 graus, não tolera calor e seca por muito tempo.
Resistente a geadas.
Luminosidade: Sol pleno.
Solo: Fértil e permeável. Recomenda-se 5,0Kg/m2 de composto orgânico.
Propagação: Sementes.

Indicações Terapêuticas
Reidratação oral, cólica uterina, cólica do recém-nascido e conjuntivite.

Modo de usar
Folhas, por infusão: Antiespasmódico, má digestão, cólicas, cistite, dores de estômago, diarreias infantis, verme, dentição, calmante, náuseas e baixa a febre, dores musculares, tensão menstrual, insônia. Misturada ao chá de hortelã, combate gripes e resfriados. Planta inteira, por infusão, em uso externo: queimaduras solares e eczemas.
Capim-limão

Planta cespistosa formando touceiras grandes e densas de até 2m. As folhas são verde-claras, alongadas, de textura áspera, finamente estriadas, com bordas lisas e cortantes.

Cultivo
Clima: Prefere climas quentes com
chuvas bem distribuídas. Não resiste a
geadas, porém rebrota na primavera.
Luminosidade: Sol pleno.
Solo: Drenado e fértil.
Propagação: Divisão de touceiras.

Indicações Terapêuticas
Combate à insônia, para melhorar as
dores de músculos doloridos, contra
gases abdominais, cólicas uterinas e
intestinais, afecções nervosas, dores da
gripe, resfriados, tosse, catarro e
disfunções gástricas.

Modo de usar
Folhas, por infusão: Bronquite, resfriado, tosse. Antiespasmódico, gases, digestivo, analgésico e calmante. Uso externo: Fungicida e antibacteriano.
Melissa

Planta de porte herbáceo, ciclo perene e que atinge até 80cm de altura. A haste é muito ramificada. Suas folhas são grandes de formato ovalado e com bordas serrilhadas. As flores são de coloração branca a amarelada. O fruto tem sementes de coloração parda-escura.

Cultivo
Clima: De temperados para quentes.
Luminosidade: Meia-sombra.
Solo: Rico em matéria orgânica, úmido, mas bem drenado.
Propagação: Estaquia.

Indicações Terapêuticas
Nevralgias faciais, crises nervosas, taquicardia, melancolia, depressão, histerismo, espasmos,
problemas digestivos, flatulência, enjôos, problemas hepáticos e biliares, alívio da dor de picada
de insetos e irregularidades menstruais.

Modo de usar
Folhas, por infusão: Insônia, febre, estimulante biliar, regula a menstruação, enxaquecas persistentes, tônico do sistema nervoso, histerismo, desmaios, vertigens, insônia, dores de cabeça, epilepsia, afecções gástricas e nervosas, gases, cãibras intestinais, má circulação do sangue, pressão alta, palpitações, resfriados, tosse. Elixir contra picadas de insetos e mordidas de animais. O suco das folhas frescas amassadas, misturado com sal, serve para caxumba.
Texto extraído do "Manual clube do jardim"







0 comentários:

Postar um comentário