Chakras: o que são e qual sua importância em nossas vidas

8 de junho de 2012



Chakra é uma palavra do sânscrito que quer dizer roda ou vórtice, e refere-se a cada um dos sete centros energéticos de que é composta a consciência, o sistema energético.
A consciência representa tudo aquilo que lhe é possível viver. Todas as suas percepções, todos os seus sentidos, a totalidade dos seus processos mentais, e todos os estados de ser de que é capaz, acontecem no âmbito daquilo que se chama consciência.
Tudo isso pode ser dividido em sete categorias e cada uma dessas sete partes da sua consciência está relacionada com um centro energético específico, ou chakra.
A consciência é um sistema energético. Ela é composta de energias de diferentes densidades que se encontram num estado de movimento constante ou de fluxo. Quando a energia flui com suavidade, você vive a experiência da plenitude. Quando a energia fica bloqueada, você vive tensões que podem se manifestar sob a forma de sintomas.
Os chakras funcionam como bombas, ou válvulas, que regulam o fluxo da energia através do seu sistema energético. O grau de fluidez da energia da consciência é portanto determinado pelo estado dos chakras.
O funcionamento dos chakras reflete as decisões que você toma em relação à forma como reage às condições que se apresentam na sua vida. Você abre e fecha essas válvulas quando decide o que pensar e o que sentir, e através de que filtro de percepção opta por viver a experiência do mundo que o rodeia.
A ideia, claro, consiste em manter todas as válvulas funcionando com suavidade, tal como as válvulas de uma flauta. Quando há resíduo de tensão na sua consciência em relação a algo que tenha vivenciado, acontece de certa forma como se essa tensão tivesse um efeito nefasto sobre o funcionamento das válvulas no seu sistema energético. Elas podem ficar "presas", deixando portanto de abrir e de fechar com suavidade.
Os chakras, tal como as auras, são aspectos da consciência. Os chakras são mais densos do que as auras, mas não tão densos quanto o corpo físico. São como bolas de energia sólidas que interpenetram o corpo físico, tal como um campo magnético pode interpenetrar o corpo físico.
Cada chackra está associado a uma glândula endócrina bem como a um grupo de nervos, um plexo.
Quando sente uma tensão numa parte da consciência, sente-a no chakra que está associado a essa parte da consciência. A tensão é transmitida em seguida à glândula endócrina que está associada ao chakra em questão. As glândulas endócrinas segregam hormônios que provocam uma alteração química no corpo. É desta forma que uma alteração da consciência cria uma alteração da química do corpo em função das necessidades do momento.
Se estiver caminhando numa floresta e cruzar com um urso, por exemplo, a percepção da ameaça à sua sobrevivência irá estimular a secreção de adrenalina, preparando desse modo o seu corpo para a luta ou para a fuga. As percepções que dizem respeito à sobrevivência estão associadas ao chakra Vermelho, conhecido igualmente por chakra Básico, e associadas também com este chakra estão as glândulas supra-renais.
Podemos, portanto, dizer que a tensão da ameaça à sobrevivência foi sentida no chakra Vermelho, que por sua vez a transmitiu para as supra-renais, que reagiram à ameaça percebida segregando adrenalina.
A tensão é igualmente transmitida, por via do chakra em questão, ao plexo de nervos que está associado a esse chakra e desse modo às partes do corpo que são controladas por esse plexo, por esse grupo de nervos. No caso do exemplo que demos, o chakra Vermelho controla as pernas graças ao plexo sacro. Podemos dizer que as tensões, que estavam relacionadas com a ameaça à sobrevivência da qual se teve a percepção, foram transmitidas pelo chakra Vermelho através do plexo sacro para as pernas, que desse modo receberam a energia necessária para poder correr.
As tensões no corpo podem, portanto, ser associadas a tensões na consciência, desta maneira, podemos encarar o corpo como sendo um mapa da consciência.


Texto extraído do livro "Tudo pode ser curado" de Martin Brofman

0 comentários:

Postar um comentário