Conversa com Freud

19 de junho de 2012

Hoje ao pesquisar em meus livros algo que fosse pertinente para postar com o objetivo de trazer reflexão (logo no início do dia!) me deparei com um texto bastante interessante. Trata-se de um livro chamado "A lógica da emoção - da psicanálise à física quântica" de Manoelita Dias dos Santos. A autora procura demonstrar, entre outras coisas, segundo suas próprias palavras, o seguinte:

"Na primeira parte deste trabalho apresentei o Homem como um produtor de realidade. Disse que nos diferenciamos das demais espécies e adquirimos um mundo interno vasto e rico, onde além da memória de fatos reais estão nossas fantasias. Procurei mostrar quanto este mundo humano, denominado civilização, pode estar insano. Como ele atingiu níveis de mal estar evidentes e encontra-se em crise. Falei do aumento dos casos de ansiedade e depressão e de como nosso cotidiano,
tido como normal, é gerador de doença. Como as coisas nas quais uma sociedade crê passam a ser reais para ela e nem sempre essa realidade criada é boa para o homem. Comparei nossos progressos como espécie ao preço que pagamos por isto. Questionei o nível de sanidade mental da humanidade e apontei a necessidade de busca de novos caminhos quando tantos falharam em produzir saúde para todos no planeta."

Trata-se de leitura realmente interessante, por isso estou disponibilizando link onde o livro pode ser baixado. Basta clicar no nome do livro logo no início do post. Abaixo segue "petisco":



Em meus devaneios, imagino como seria bom poder conversar com Freud. Muitas vezes me perguntei que pensaria ele agora, tantos anos depois. Novos questionamentos surgiram para quem trabalhe com a mente humana, tantas coisas estão diferentes neste mundo que conheço, em relação ao que ele conheceu. Imagino se não estaria interessado nessas coisas de que falava e outras, como o renascimento do desejo ocidental da relação com a espiritualidade, as formas de comunicação direta entre pessoas, além do verbal e pára verbal. As influências mentais que um humano pode exercer sobre outro, a forma como cores e luzes e outras formas eletromagnéticas podem influenciar o psiquismo.
O ritmo de vida que temos hoje, e a disparidade com nossos ciclos biológicos, sobretudo após o advento do controle da luz pelo homem. A quantidade de estímulos que o sistema nervoso central é capaz de processar de forma saudável, em comparação a que estamos submetidos. Acredito que diria: “vocês têm, realmente, muitos motivos para estarem todos perturbados: seu mundo é insano e tóxico.” 
A vida nas metrópoles, o novo comportamento sexual e as posições feminina e masculina, o advento das drogas psicoativas na medicina e sua disseminação na sociedade.
Seja nas formas terapêuticas ou adictivas. A violência, as angústias do ser hoje.
Há muitas coisas sobre as quais Freud não falou, ao menos diretamente, pois eram desconhecidas no tempo em que viveu. Que pensaria ele sobre todas estas questões?
Isto é o que tenho me perguntado. Muito do que escreveu serve como início para a compreensão de fenômenos da atualidade mas, é inevitável que surjam novas perguntas e respostas diante de tão grandes alterações dentro e fora da cabeça. Meu desejo de ouvi-lo está presente em qualquer um que tenha interesse por comportamento humano, é impossível não imaginar como seria esclarecedor ouvir sua opinião e que seu saber pertence à humanidade, é parte do quebra cabeças e importa para todos.
Quando foi lançada a fluoxetina, o primeiro dos antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, houve quem a saudasse como a droga da felicidade. Passados alguns anos se confirma o que já sabíamos: isto não existe! O número de usuários da fluoxetina e de outros antidepressivos é enorme. Todos estão doentes? Muitos não estão. O que parece é que tentamos compensar com drogas os estragos do meio e nossa insatisfação com a vida. Não é possível o que o mundo atual quer das pessoas, elas realmente se desequilibram e tentam acelerar ou acalmar seu psiquismo através de medicamentos. É uma tentativa de adaptar-se ao ritmo frenético da vida, corresponder às novas exigências e conviver com as inseguranças. 
Um grande avanço ocorreu com o tratamento químico dos desequilíbrios mentais, mas ele não representa a totalidade da resposta que buscamos. 
Sabemos que a depressão e ansiedade tem hoje uma freqüência crescente e boa parte disso se deve à insatisfação vital e ao estresse. Se entristece e angústia o ser contemporâneo, privado de seus ritmos, seus afetos e crenças internas. Por essas últimas entendendo o que cada um crê de si mesmo e dos seus vínculos que lhe fornece reasseguramento contra o desamparo. Crenças externas seriam aquelas pertinentes à realidade objetiva, comumente confundida com real, esquecendo que, para o homem, suas crenças internas são igualmente parte da realidade.
Que respostas temos para tudo isso? Como vamos enfocar e tratar estes sinais de desconforto dados pela mente humana nos dias que correm, mais de em todos os que em todos os precedentes? 
O contexto favorece o desenvolvimento destes distúrbios em populações que, sob outras condições de vida, estariam provavelmente sadias. Se pensarmos no quanto nos resulta cara esta nova problemática de saúde, com perdas individuais e sociais, dispêndio de recursos para tratar, não apenas a condição direta de enfermidade mas, suas repercussões sobre o meio, teremos que reavaliar modos de viver, pensar, desejar, estabelecer relações.
O ideal econômico desta civilização avançou tanto que suprimiu muitas das reações espontaneamente ditadas por nossa natureza. Várias de nossas necessidades passaram a ser consideradas incompatíveis com os deveres e as conveniências da sociedade.


Desconhecemos a razão principal da existência de todo este esforço que se chama civilização: o próprio homem e seu bem estar, e parecemos desconhecer ainda as considerações da biologia para nossa saúde ou enfermidade.
Arriscaria dizer que viver está progressivamente mais complicado. Se as facilidades proporcionadas pela tecnologia aumentam, as exigências crescem num ritmo mais acelerado, e as ameaças se tornaram mais diversificadas.
A grande conquista humana deste último século deveria Ter sido a liberdade, o avanço da democracia nas relações entre cidadãos e nas íntimas também. A liberdade de fato é um bem precioso, e o direito primeiro do ser, o que representaria um salto evolutivo impressionante. Contudo, não somos ainda totalmente livres, muitas são as tensões que incidem sobre nós e nosso mal estar diante delas, bem como é insipiente nossa capacidade para auto determinação construtiva.
Neste mundo em que me movo e onde vivem meus pacientes, posso dizer que o culto à produção e consumo tem escravizado a sociedade de tal forma, que os avanços conseguidos estão ruindo. As relações interpessoais estão mais instáveis e superficiais, enquanto que as sociais são comandadas pela competição. Portanto, apenas substituímos nossos deuses por outros que não sei se são melhores, e as tiranias persistem, inda que tenham tomado outras formas. 
Temos ameaças nucleares, econômicas, biológicas, pairando sobre nós. E é grande o desafio de convivência, com milhões de homens apinhados em aglomerados urbanos cuja qualidade de vida é duvidosa e a segurança precária. Muito mais que uma droga como a fluoxetina é necessário para responder a isso. Fica adiada e descoberta da felicidade instantânea, permanente, e advinda de algo externo, facilmente encontrado, acessível a todos. Sem dúvida, era uma boa fantasia.
Resta-nos, prosseguir na jornada de entender e tratar as emoções e seu local de existência: as relações humanas. Não se pôde sustentar a simplificação que tínhamos em mente quando se previu que as alterações da química cerebral acabariam com o sofrimento humano.
Algo mais está na fonte desses desacertos e desencontros: ainda dependemos do outro, ainda temos uma natureza de afetos e uma biologia cujas necessidades não se pode descartar.
A evolução do conhecimento faz com vivamos num dia sempre novo, onde há sempre algo acontecendo. Este mundo agitado está sempre mudando, até mesmo numa velocidade maior que somos capazes de acompanhar. Em nossa essência mais profunda, somos os mesmos, nem todas as modificações foram assimiladas pela mente nem o corpo. As impossibilidades constituem aquilo que resulta na patologia da atualidade.
É inevitável que o senso de identidade fique perturbado neste redemoinho, no torvelinho das mudanças, da hiper informação, da super exigência, dos mega qualquer coisa e da escassez afetiva e de segurança..
O senso de identidade fundamenta o ser, qualquer geração que houvesse passado por tão bruscas mudanças como as últimas, teria sérios abalos em sua saúde física e mental.
Este, talvez seja o tempo de maior conflito interno que a humanidade já viveu e, por isso mesmo, é um momento interessante: crises são grandes oportunidades, nelas pode haver intenso crescimento emocional,
apesar do desconforto.
Analisando estes tempos e os homens e mulheres que os constroem, concluímos que, ou aproveitamos o momento e amadureceremos muito como sociedade nos próximos anos, ou podemos ficar todos ruins da cabeça.






0 comentários:

Postar um comentário